31.3.09
A Criança e a Sociedade
77 milhões de crianças no mundo inteiro estão fora da educação primária.
Existem dois factores importantes comuns a essas crianças: moram em área rural e seus pais têm baixa escolaridade.
Os governos precisam urgentemente identificar os grupos de crianças que a abandonam!
É inaceitável e vergonhoso que mais de 200 milhões de crianças, entre 5 e 17 anos, sejam obrigadas a trabalhar.
Fazer com que as crianças trabalhem é uma violação do direito fundamental à educação.
Ao nível da qualidade da educação e cultura, Cuba foi escolhida, para apresentação oficial do projecto "crianças em risco".
Nenhum país desenvolvido, possui os índices de escolaridade, de todos os cidadãos de Cuba, apesar do bloqueio injusto de que sofrem.
Lumenamena
29.3.09
"Manifesto da Terra-Mãe"

24.3.09
Solidão
A solidão não é a ausência dos outros à nossa volta! É mais profundo, mais trágica, por vezes difícil de remediar. Essa solidão da incomunicabilidade e da incompreensão, temos que suportar sòzinhos, sem podermos partilhar, sequer com aqueles a quem mais amamos.
No silêncio do meu quarto, pensando nas pessoas que sofrem de males como fome, frio, dores provocadas por doenças incuráveis e pelos maus tratos recebidos da vida.
Haverá um lugar especial onde possamos comunicar?
Fica a pergunta no ar...
Lumenamena
23.3.09
Yoga

Cada vez mais deparamo-nos com o modo de vida muito agitado, originando o stress e, exercitando o yoga, prepara-nos, de uma forma saudável.
Lumenamena
Sexto Sentido
Génio - Marie Curie (1867-1934)
20.3.09
Génios - Picasso (1881-1973)

Génio - Einstein (1879-1955)

Físico
19.3.09
Génio - Newton (1643-1727)

Cientista
Génio - Descartes (1596-1650)

Será?! Será que o acto de pensar está relacionado com a existência da raça humana? Estará aqui um erro, ou não é pensando que somos, mas é sendo que pensamos?
18.3.09
Génio - Le Corbusier (1887-1965)

que quase a deixou sem rumo
Arquitecto
Aos seus seguidores coube a tarefa inteligente de consolidar o que de melhor tinham as ideias de Corbusier: o edifício e a cidade à escala humana, uma máquina de habitar, o campo na cidade, a inspiração na natureza, etc.
Lumenamena
17.3.09
Génio - Alexander Fleming (1881-1955)

Eu só a descobri por acaso"
Cientista
Lumenamena
16.3.09
Génio - Louis Pasteur (1822-1895)
Génio - Beethoven (1770-1827)

a música antes de Beethoven
e a música depois de Beethoven
Compositor
Lumenamena
15.3.09
Génio - Leonardo da Vinci (1452-1519)
Génio - William Shakespeare (1564-1616)

Poeta e escritor
Uma das qualidades do trabalho de Shakespeare foi justamente a sua capacidade de individualizar todos os seus personagens. Ele é o escritor que nem sempre sabe tudo - aí reside a sua grandeza, a sua superioridade em relação àqueles que tudo julgam saber...
Lumenamena
14.3.09
Génio - Galileu Galilei (1809-1892)
Génio - Nicolau Copérnico (1473-1543)

Matemático e astrónomo
O primeiro a defender a ideia de que a Terra não se encontra no centro do Universo, e de que é um planeta igual aos outros girando à roda do Sol. Esta ideia não foi aceite de imediato, na época, parecia loucura, e foram necessários 50 anos até que as suas ideias fossem aceites.
Lumenamena
Génio - Charles Darwin (1809-1882)

Cientista e biólogo
Segundo a teoria, todos os seres vivos derivam de formas simples primitivas, sendo a luta pela existência severa da selecção natural. Darwin negou a sua teoria, como é do nosso conhecimento. Ainda hoje se referem à evolução das espécies como algo científico. Mas será que estaremos a ver mais do lado filosófico e religioso?
Vale a pena ler Darwin ainda hoje?
Lumenamena
Génios
12.3.09
Eu - Ego

O Olhar De Uma Vida

11.3.09
BULLYING - Doença Psicológica

10.3.09
Agressão Física e Psicológica

As estatísticas mostram um número elevado de mulheres, que são assassinadas pelos maridos ou companheiros. Diariamente aparecem novos casos e, os agressores são maioritariamente do sexo masculino.
Eles, os homens agressores, defendem a sua "HONRA", como a maior motivação! Os filhos sofrem também agressões físicas e psicológicas, vêm em toda a sua vida um ambiente devastador. Isto é PÉSSIMO! para o crescimento saudável dos filhos.
Pensemos também em homens, na agressão doméstica, simplesmente não atinge elevado número como o das mulheres. Esses têm vergonha da sociedade. Mas, também são agredidos.
A agressão psicológica ou agressão emocional, é tão ou mais prejudicial que a agressão física. É uma agressão que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente deixa cicatrizes para toda a vida.
Por exemplo: tem-se visto ultimamente, violência no namoro. Podemos aceitar, de ânimo leve, esta agressão? Nós, que temos filhos e filhas, não vamos permitir tais abusos. Não consigo entender esta agressão no namoro. É no namoro que é suposto existir AMOR, SEDUÇÃO, AMIZADE, ABERTURA DE DIÁLOGOS. Se não fôr assim, não é AMOR, é simplesmente DOENÇA. E há que tratá-la!
Existem jovens que se preocupam com estes temas, de agressividade. Para eles o meu apoio e coragem para não perderem essa força, que é própria dos jovens!
Não podemos deixar de nos preocupar com estas agressões físicas e psicológicas, elas continuam, e os debates só por si, não conseguem resolver esta situação. DENUNCIEM, simplesmente!
Agora pergunto: MULHERES, onde está a vossa dignidade de viver tranquilamente, as vossas vidas, de saborear os prazeres que a vida vos oferece? Não deixem que vos "ROUBEM" a alegria de viver, em paz, direito que vos assiste.
HOMENS, tratem-nas com carinho, amor e respeito pelo SER, que dá vidas.
http://dialogoscontraviolencia.blogspot.com/
"Uma Casa Portuguesa Com Certeza"
A verdade é dita, e todos sentimos habitar tais palavras, que o povo nunca a desmente. Esse povo humildemente partilha a sua mesa, com toda a franqueza, abrindo a sua porta, nesta grande riqueza de dar e provar a sua hospitalidade. O português é um povo por excelência, dá glórias ao Senhor, aceitam leis, que passam de pais para filhos, seu Dom das gerações. Ele é mais do que Deus, ele é bom.
No orgulho ele sabe dobrar, no poder ele sabe enfrentar.
O povo diz quem tem demais, qualquer dia vai ver o que é ter fome. Ele é fiel e jamais engana.
O povo de outrora, estava simbolizado com uma imagem: o "zé povinho", esse povo de gesto pouco digno, que não condiz com a sua humildade e franqueza. Rotularam-no dessa forma e, hoje ele "paga caro", por isso.
Com o passar dos tempos, todos rezam, escolhem e elegem o seu Senhor. Humildemente prezam pela bendita paz e segurança.
Deixem-nos decidir por si próprios, a vós que falam de Democracia e, nos espelham os sectores vitais da sua sustentação, peço-vos que contribuem na busca de soluções acertadas e sólidas para o povo.
Os anos passam e não param. Não vemos uma solução. Só promessas e mais promessas de um futuro que não passa de ilusão.
A esperança do povo vem da sua humildade e de seus corações.
Ainda temos um caminho a percorrer e um gigantesco trabalho a concluir.
Lumenamena
6.3.09
Sexo
O Anonimato
O anonimato é compreensível, quando se pretende proteger a sua identidade, também é aceitável, quando surgem desafios e ideias novas. Não deixa de ser interessante! Tem apesar de tudo uma vantagem, as ideias ficam despidas e passam a valer por si próprias. O mesmo vale para a forma e para o conteúdo.
Até que ponto a força de uma ideia depende da forma como é apresentada?
Lumenamena
5.3.09
LUSITAN classis
intrat Nare, ac - Baccho fertiter
adversante, Narte Venereque benigne
faventibus - prope Mombassam, extra
tamem portum, appellit.
Arma virosque pariter insignes
Lusitanis qui occduis ab oris
Profecti, ignotis, metuendis altis
Navigatis, Trapobanem et ipsam
Praeterieri, periclisque et bellis
Super naturam fortes, imbecilliam,
Inter remotas gentes novum regnum
Finxerunt, quod sublime reddidere.
Luís de Camões
4.3.09
Sexo - Preparados Para a Explosão?
Terceiro nível - Dimensão mais humana: afectividade, estímulos estéticos e fantasias eróticas...
Segundo nível - É nesta área que se localiza a sensação orgásmica a nível cerebral: clitóris, pénis e a pele
Primeiro nível - Resposta sexual a nível fisiológico.
Minha Planta Preferida
Lumenamena
Minha Planta Preferida

Tulipa é uma flor selvagem oriunda da Pérsia, seu nome é turco e a sua semelhança com o Turband - um turbante usado pelos homens na Turquia, foi baptizada por Tulipan.
A tulipa é flor símbolo das províncias japonesas Toyama e Niigata.
Tulipa negra, uma flor rara e preciosa. Segundo uma lenda persa uma rapariga chamada Ferhad apaixonou-se por um rapaz de nome Shirin. Vendo seu amor rejeitado, Ferhad fugiu para o deserto. Ao chorar de saudades e tristeza, cada uma de suas lágrimas, ao tocar a areia, transformou-se em uma linda tulipa.
Lumenamena