26.7.09

Amor e Sexo

Quando Saltam Faíscas

Quando estamos apaixonados, o ritmo do pulso acelera, a pressão arterial sobe, aumenta a capacidade muscular e o organismo produz mais glóbulos vermelhos. Talvez isso permita explicar por que vivemos uma autêntica revolução física e emocional que faz com que apenas vejamos qualidades no ser amado.
Para além da adrenalina anímica, o cérebro também experimenta uma distorção na percepção. É uma espécie de dependência semelhante à das drogas, condicionada pela testosterona, a hormona que se encarrega de regular o impulso sexual e a atracção física. Além disso, os "circuítos" de prazer do cérebro produzem dopamina, outra hormona que faz com que as actividades se tornem tão agradáveis.
A linguagem hormonal diz-nos que, se ultrapassarmos com êxito as fases da testosterona (atracção física) e da dopamina (amor cego e prazer), poderemos chegar à da oxitocina, a hormona que constitui para prolongar os vínculos afectivos e nos permite confiar um no outro.
Todos os apaixonados dizem, pensam e sentem o mesmo, são movidos pelas hormonas e não pela razão.
Entre iguais, é mais sólido

A equidade é outro factor essencial para a duração do vínculo amoroso. Esse factor está relacionado com duas questões: partilhar a tomada de decisões e sentirem-se livres para dar e receber. Outro ingrediente essencial no cocktail dos relacionamentos, é a cumplicidade. O vínculo mantém-se se a ajuda revelar pormenores íntimos.
O desejo em três descargas hormonais

Na primeira fase temos a Testosterona e atracção física - Quando o nível desta hormona sobe, os homens interessam-se por mulheres muito femininas, e elas por homens másculos. Os gostos mudam quando os níveis descem.
Na segunda fase temos a Dopamina e paixão erótica - As sensações de prazer intenso e de entrega total que caracterizam a fase da paixão têm uma causa: a dopamina, a hormona que aumenta a satisfação.
Na terceira fase temos a Oxitocina e vínculo afectivo - Para que o amor louco aconteça, é essencial a intervenção da hormona oxitocina, para prolongar os laços afectivos entre os amantes.
Lumenamena

2 comentários:

Ana disse...

Lumena, seu blog é lindo! Parabéns pelo bom gosto e pelos textos, por tudo!
Li seu comentário lá no Duelos e vim aqui para dizer que se achar que eu mereço, torce por mim lá na arena, tá? rsrs
Beijo.

Lumenamena disse...

Olá Ana,
Obrigada e estarei na arena querida amiga, torcendo por ti.

Um beijo,
Lumenamena