31.10.09

A Matemática da Vida


A Força Faz a União

Os matemáticos deixaram de ser românticos. Será possível?
Eles tornaram-se muito prosaicos. Para muitos de nós, os números não são mais do que uma ferramenta, e não sabemos bem a razão por que é bom que a transmitamos aos mais jovens. Mas houve um tempo, quando nasceu a própria matemática tal como hoje a conhecemos, há mais de 25 séculos, em que tudo era diferente. Para os pitagóricos, o pensamento matemático era a escala que levava à compreensão do universo, ao conhecimento das raízes e das fontes da Natureza.
Será verdade que tudo pode ser explicado com números?
Existe alguma maneira de reduzir a equações o comportamento das aves migratórias, o crescimento de uma duna na praia, a propagação de um vírus ou o tempo que as feridas demoram a cicatrizar?
Por que se transmitem os vírus?
O que aconteceria se a força da gravidade fosse maior?
Recentemente alguns especialistas idealizaram uma teoria que pode revolucionar a forma como interpretamos a realidade, a qual parece poder ser aplicada a tudo o que nos rodeia e que se dá pelo nome tão pouco romântico como “cálculo da escala de tempo”, ou seja, a possibilidade de estabelecer de modo relativamente estável curvas que forneçam uma explicação para fenómenos complexos. Especialistas consideram que esta nova tendência surgida no mundo das matemáticas abre portas para elaborar projectos sobre fenómenos dinâmicos complexos.
Estou convencida de que este ramo da matemática poderá mesmo contribuir para erradicar doenças, pois os números estão mesmo no coração de tudo. Até no nosso coração…
No fim de contas, parece que a matemática ainda pode ter esperança de recuperar o romantismo supostamente perdido.
Lumenamena

18.10.09

Apresentação do Livro


"As palavras são de água"
do autor: Eduardo Aleixo

No próximo dia 24 de Outubro, sábado, pelas 17h30 na Livraria-Bar Les Enfants Terribles, no Cinema KING, será realizada a apresentação do livro "As palavras são de água", da autoria de Eduardo Aleixo.

Morada: Cinema KING, Av. Frei Miguel Contreiras, 52A (junto à Av. de Roma), Lisboa.

16.10.09

Desporto


Discriminação das Mulheres no Desporto

A mulher no desporto de competição sofreu um processo de discriminação, que dificultou a sua participação nas mais diversas modalidades.
Temos assim, que ser mulher no meio desportivo tem sido viver à sombra de questões psicossociais e culturais, advindas da dominação masculina, apesar de se estar a alterar nestes tempos, porém, trazendo consequências práticas no quotidiano das atletas.
É facto, portanto, que as “mulheres-atletas” não recebem o mesmo tratamento que os seus colegas, junto dos “mídia”, pois criou-se um padrão em que as conquistas masculinas são mais valorizadas do que as femininas pela televisão, jornais e os meios de comunicação como um todo. Mas não podemos esquecer que a mídia, muitas vezes, utiliza as atletas femininas através de matérias com apelo sexual ou estético, em vez de priorizar as questões de performance.
Dessas mesmas diferenças aos mais variados níveis, era o facto de as mulheres terem mais resistência fisica, isto claro em atletas de topo, e isso ficou provado numa das provas de natação mais duras do mundo, que consiste em nadar à volta da ilha de Manhattan, onde a resistência é fundamental, pois trata-se de estar dentro de água bastante fria durante 8 ou 9 horas. A primeira classificada foi uma mulher e deixou o segundo classificado, um homem, a qualquer coisa como 20 ou 30 minutos de distância. Esta senhora já tinha feito a travessia do canal da mancha, com o seu irmão, e por simplesmente o irmão não chegou ao fim, mas ela sim.
Temos, em definitivo, de entender que a mulher dos nossos dias já se libertou de muitos estigmas e tabus que a inferiorizavam, pelo que a sua participação na vida pública, nas comunidades, deva ser igual à dos homens, sem haver necessidade de leis que o imponham. Com efeito, a mulher de hoje está onde o homem está, no mundo académico, na magistratura, na advocacia, na medicina, no ensino, na investigação, na cultura, na ciência, nas artes, no desporto e também na vida política.
Não nos devemos contentar em ficar-mo-nos por um “Dia Internacional” mas sim continuar a lutar por um espaço libertador. A mídia de massas não fez as mudanças que deveria, porém, continua atada a estereótipos. Não vêem a mulher a não ser com papéis muito específicos, como de vítima ou de malvada.
Mulheres com níveis naturais elevados de androgénios têm uma vantagem. É uma vantagem injusta?
Alguns homens têm naturalmente níveis mais altos de androgénios que outros. É isto injusto? Então onde traçar a linha entre homens e mulheres?
Eu não sei. O facto é que o sexo é uma confusão.
Que medidas estão a ser tomadas para assegurar a igualdade de acesso de mulheres à prática desportiva a todos os níveis e em todas as etapas da vida, independentemente do meio social?

Um exemplo: Se um atleta provar que é diabético e precisa de insulina, que é uma substância proibida no desporto, a IAAF aprova o uso. Do mesmo modo, uma atleta com o gene SRY tem uma condição médica. Tem direito ao tratamento, mais do que direito, neste tipo de casos está-se perante uma obrigação de tratamento, para poder continuar a competir.
Façamos valer os nossos direitos, de forma séria e assumida e lutemos por eles, pois é lógico que numa sociedade moderna e desenvolvida, que esse tipo de comportamentos não podem ter lugar.
Mas acho que se está a melhorar, também cada vez somos mais, há mais material, há mulheres a competir e obtêr excelentes classificações na tabela geral, por isso, pode ser que as coisas melhorem...
Lumenamena

14.10.09

PREMIAÇÃO DE BLOGS

BLOG INSTIGANTE - Selo de Reconhecimento


Esta premiação foi criada pelos blogs Osho-br e Koyanisqatsi.

O selo de reconhecimento Blog Instigante premia os blogs que, além da assiduidade das postagens e do esmero com que são feitos, provoca-nos a necessidade de reflectir, questionar, aprender e – sobretudo – que instigam almas e mentes à procura de conhecimento e sabedoria.

Escolhi abaixo os 8 mais instigantes, de acordo com meu modo de ver e sentir.
São eles:

Pyr-Hermetica

Macrocosmos

A Flor do Sul

Espaço das Artes

Pensamento... Ideais

Edson Carmo

Via da Libertação

O Observador da Revolução

Os blogs agraciados escolherão – cada um – 8 blogs com as características acima descritas e deverão copiar a imagem do selo e o texto acima, adicionando-a ao espaço que convier.

Agradeço aos blogs Osho-br e Koyanisqatsi, premiarem o blog Amoralya, com o distinto Selo de Reconhecimento.

Grata a todos,
Lumena

12.10.09

Onda Divina


A religião é tão antiga como o ser humano e envolve o que nós temos de mais emocional, mas ainda não tem uma explicação concreta.

Se é complicado definir o que significa o cristrianismo, definir religião é ainda mais complicado. Talvez muitos estejam de acordo com esta definição de dicionário: "Culto prestado à divindade através de um conjunto de dogmas, preceitos, práticas e rituais pelos quais se manifesta essa crença." Porém, à partida, o budismo, o jainismo, o taoísmo, o confucionismo e algumas formas de hinduísmo, onde não existe uma divindade personalizada, mas uma realidade impessoal. Foram muitas as tentativas para encontrar uma definição válida e aceitável, mas não tiveram grande êxito.
Tantos fracassos levaram alguns especialistas a considerar que o conceito de religião constitui uma criação académica. Outros, interrogam-se se será realmente preciso que tenha limites precisos, incluindo no campo do religioso o marxismo, o nacionalismo (que possui o conceito sagrado de pátria), a psicoterapia, os desportos (extremamente ritualizados), os centros comerciais (locais de devoção da sociedade consumista), ou a bolsa de valores.
A existência do mal, de modo geral, faz-nos reflectir, preocupam-nos mais as calamidades particulares. Um exemplo: Um dia, o telhado de uma casa, desabou sobre uma pessoa e a população da povoação, relacionaram rapidamente o incidente com um caso de bruxaria. O que estava em causa eram as térmites que tinham sido as verdadeiras responsáveis, ao devorar a madeira da cabana de adobe. Um dos habitantes disse que já sabia disso, mas que gostaria de ver explicado era o motivo pelo qual o telhado desabara no preciso momento em que o pobre homem estava sentado lá dentro, e não um pouco antes ou um minuto depois. A fé poderá mover montanhas, mas resiste muito pouco às desgraças pessoais.
Claro que todas as religiões que prometem a salvação das almas aos seus fiéis têm de garantir, primeiro, a imortalidade, apesar de nós, seres humanos, não sejamos imortais. Então, para que serve Deus?
O crente tem de ter fé: É possível haver religião sem ela?
A maior parte das pessoas não está interessada em saber o que nos fez seguir uma doutrina religiosa. Herdamos, simplesmente, as nossa crenças, frequentemente contraditórias, de pais, familiares e amigos. Precisamos de crêr e não sabemos por que motivo. A única coisa certa é que não podemos, ou não queremos, explicar o "salto da fé". É tão difícil de entender como, para a Ciência, compreender a essência de um fotão.
Lumenamena

6.10.09

Para Que Serve a Ambição?


Determinação, confiança e vontade de vencer.

Será a ambição um produto da cultura, ou estará apenas no ADN de alguns?
Donde virá a determinação que conduz ao êxito?
O que incentiva o desejo de chegar o mais alto possível no âmbito profissional?
Por que razão algumas pessoas persistem sempre e continuam a ultrapassar limites, embora já tenham praticamente alcançado o topo?
Será o prestígio social um dos estímulos que alimentam esse sentimento?
Terá a competição a ver com a herança genética de cada pessoa?

A verdade é que nem todos manifestam o mesmo espírito de concorrência. Alguns consideram que se trata de um desejo legítimo de progressão. Para outros, não passa de um sentimento pouco saudável e que deveria ser refreado.
A origem poderá residir numa infância traumática. Alguns especialistas sugerem que as causas poderão ser genéticas ou culturais; outros acreditam que os factores determinantes são os psicólogos, familiares e sócio-económicos. Poderá um trauma infantil desencadear, de forma inconsciente, a ambição. Outros especialistas acreditam que a ambição está vinculada à noção do "eu", um desejo intenso e profundo que exerce pressão sobre o indivíduo para que tenha êxito. Parece evidente que tanto os factores mentais como familiares são importantes na configuração do carácter de uma criança ambiciosa.
Parece lógico também pensar que a preocupação com o êxito tem raízes no processo evolutivo das espécies. Muitos animais estabelecem hierarquias mal nascem. As crias dos lobos já se dividem em duas categorias, designadas por "alfa" (superiores) e "beta" (inferiores). Os alfa ocupam sempre os melhores lugares para mamar; a posição dominante leva a que se tornem mais fortes e irá conduzi-los à liderança. Os beta, pelo contrário, quase não têm crias e morrem antes dos alfa.
Se aceitarmos que a ambição é produto da evolução, compreenderemos por que motivo existem pessoas que nascem com a ideia de conquistar o mundo, e outras que deixam simplesmente passar as oportunidades. Por vezes, no entanto,essa determinação não é de origem psicológica mas social, pois ser ambicioso poderá ser, consoante o ambiente cultural ou religioso em que se cresce.
Por exemplo, segundo a lei do Dharma, os hindus não devem procurar melhorar a sua condição social ou económicas, mas viver de acordo com o destino, submetendo-se à ordem universal.
Há uma frase de Cristo que define a posição do catolicismo em relação à ambição: "Bem-aventurados os últimos, pois serão os primeiros". Assim, a Igreja católica diz aos fiéis que não devem alimentar o desejo de acumular bens materiais.
A ambição não é necessariamente algo de mau, pois, de facto, corresponde muitas vezes a um louvável desejo de prosperar ou o anseio de querer melhorar de nível de vida. O lado negativo, verifica-se quando se reduz a própria existência destinada a alcançar, a qualquer preço o poder, a fama ou a riqueza.
Lumenamena