27.2.09

Um Sonho Numa Bolha de Ar




Tudo aconteceu de um momento para o outro, de um sono profundo, que espoletou num sonho
maravilhoso. Deitei-me cedo e para ali fiquei a rememorar, no que precisava para adormecer. Nada me escapou. Quando percebi, por fim, que teria que adormecer para me levantar cedo no dia seguinte. Adormeci feliz.
Virei-me para o lado direito, aconcheguei os lençóis bem ao pescoço e, lá fui eu, em caminhada serena, no mundo do esquecimento e da fantasia. O luar saltava pela janela e punha-me a brincar com a cabeça, talvez até a sorrir com os fios da realidade, da imaginação e do sonho que começara a tecer.
Pela viagem, eu saudava os pássaros e a despedida da minha viagem em segredo. A bolha parecia movida a motor, movimentava-se depressa, avançava numa vertigem, cortando o vento sem hesitar, quando surge pela frente uma luz muito brilhante, quase alucinante. Já não podia prever para onde o vento me levava. Talvez para as estrelas, e a verdade é que a luz brilhante iluminou a minha bolha com mais intensidade, cegou-me de tal forma, que só sentia o vento a deslizar e a "perfumar" minha pele, com sons divinos. Aí tudo se complica, o vento e a bolha não querem ficar mal naquela contenda e juntam forças, e lá me atiram sobre a cama suavemente. Finalmente acordo da viagem sonhada e preciosa.

O fenómeno dos sonhos:
A vida do ser humano se desenvolve em meio a vários ciclos da natureza. O ciclo das estações do ano, o ciclo das fases da lua, o ciclo do dia e da noite, entre outros. A cada um destes ciclos da natureza o homem foi obrigado a se adaptar de forma diferente, alguns de forma subtil, outros de forma radical. O ciclo dia-noite é o que teve o processo de adaptação mais radical, oscilando de um estado desperto, vigil, onde predomina a consciência a um estado de sono, inconsciente.
Lumenamena

26.2.09

O Sapato de Salto Alto



Politicamente correcto ou não, este sapato desperta uma vontade irresistível de lhe fazer festas; pôr-lhe uma trela, levá-lo para a cama. Há mais de 30 anos que os sapatos são os acessórios de um conto de fadas: sapatos feitos com diamantes de fantasia, penas, lantejoulas, pele, jacaré e avestruz.
O próprio Blahnik é uma ave rara, um colibri exótico. Exprime-se com pontos de exclamação. Entusiasma-se. Nele, tudo são floreados, gestos rococó, maneiras requintadas, elegância impossível, de cabelo prateado penteado para trás.
As mulheres adoram os sapatos altos, algumas nunca os descalçam. Não será o sapato um espartilho para o pé? Sim, mas um espartilho que se adora! É uma magnífica fantasia em brocado de seda, fitas de veludo: luxuriante e poderoso, mas frágil.
É apenas um sapato!, mas proporciona um escape à mulher que o calça, se por alguns minutos der felicidade a alguém, então talvez seja mais do que um sapato. O pé é um "órgão erótico" e o sapato o seu revestimento sexual: Os seios sobressaem, o traseiro projecta-se para fora, a perna alonga e, isto é muito atraente para os homens.
Os sapatos transformam-nos noutra pessoa. Não podemos ser dominadoras calçando ténis. E qual é o expoente máximo de um sapato sexy? As botas de pele preta e saltos de 10 cm, são um sucesso garantido!
Fonte: National Geographic
Imagem: desenhado por Manolo Blahnik

Para Todos os Paladares

É um mundo escuro e hostil
O bandido espreita o caminho
O herói recebe a recompensa final
Um local semeado de cadáveres
Um reino húmido e quente
Onde não há lugar para os mais fracos
Dorme na caserna quando soa o sinal de alarme
O vencedor só poderá sair entre os melhores
Primeiro coopera
Depois elimina rivais entre os companheiros
No limiar da meta
Todas as amizades acabam
E cada um só pensa em si próprio


Quem são?
Lumenamena

25.2.09

Mente Criativa

Mente criativa, quando somos criativos usamos os mesmos blocos mentais todos os dias. A criatividade ocorre não apenas num lampejo brilhante, mas numa reacção em cadeia de pequenas faíscas. As pessoas criativas têm toneladas de ideias, muitas delas más. O truque consiste em eliminá-las. As ideias não surgem basicamente do nada, assentam sempre no que apareceu antes, estar atento no que os outros fizeram no nosso domínio de acção e discutir com pessoas de diferentes domínios.

APROVEITANDO O MÁXIMO DO DIA... Pessoas com o hábito de acordar cedo atingem o máximo da criatividade logo no início do seu ciclo diário. No final do dia, a concentração tende a diminuir. Pessoas mais bem sucedidas seguem estes padrões.
Despertar – 5:30 horas – Das 5:30 h às 6:00 h
Das 6:00 h às 8:00 h - (boa altura para a criatividade)
Das 8:00 h às 12:00 h - (boa altura para a resolução de problemas)

Horas críticas – 13:30 horas (realize tarefas de rotina durante este período, em vez de trabalho crucial, para evitar erros – a temperatura do corpo diminui e a mente hiberna no período a seguir ao almoço).
Das 13:00 h às 14:00 h – (má altura para a concentração)
Das 15:00 h às 16:00 h - (boa altura para a resolução de problemas)
Das 17:00 h às 20:00 h - (rejuvenescimento)
Das 20:00 h às 22:00 h – (má altura para a concentração)
Deitar – 22:00 h

… E TIRANDO O MELHOR PARTIDO DA NOITE
Aqueles que gostam de se deitar tarde são mais produtivos bastante depois de sacudirem a preguiça matinal. Para aqueles que se podem dar ao luxo de dormir até mais tarde, trabalhar depois da meia-noite pode ser uma boa ideia. Contudo, um período de sono inferior a oito horas pode prejudicar o desempenho cognitivo.
Despertar – 8:00 horas – Das 8:00 h às 10:00 h (má altura para a concentração)

9:00 horas – Pessoas que gostam de ficar em pé até tarde, frequentemente não tomam o pequeno-almoço. Sendo esta a refeição mais vital para a actividade cerebral.
Das 10:00 h às 12:00 h – (boa altura para a criatividade)
Das 12:00 h às 13:00 h – (boa altura para a resolução de problemas)
Das 13:00 h às 15:00 h – (má altura para a concentração)
Das 15:00 h às 18:00 h – (rejuvenescimento)
Das 18:00 h às 23:00 h – (boa altura para a resolução de problemas)
Das 23:00 h às 24:00 h – (má altura para a concentração)
Deitar - 24:00 horas
Meia-noite – Evite petiscos e bebidas noite dentro, pois a digestão não é a melhor amiga de um sono reparador. Se começar a trabalhar cedo no dia seguinte, aproveite esta altura para relaxar.

Conclusão: Baixa concentração Durante estes períodos de letargia mental, o relógio biológico do corpo muda de um estádio de actividade para outro.

Criatividade Antes de o cérebro ser inundado com os estímulos do dia, estes intervalos matinais são uma excelente janela para se realizarem brainstormings.

Resolução de problemas Quando o cérebro está “aquecido”, alerta e altamente activo, a concentração encontra-se ao seu máximo e deve ser aproveitada em tarefas como a análise e a memorização.

Rejuvenescimento Para se manter perspicaz, refresque a mente com exercício diário, como a leitura, a exploração artística e a solução de puzzles.
Fonte: Visão

19.2.09

Palidula

Animula vagula, blandula,
Hospes comesque corporis,
Quae nunc abibis in loca
Palliduna, rigida, nudula,
Nec, ut soles, dabis iocos...
AElius Hadrianus

18.2.09

O Tempo e a Eternidade



Em toda a minha vida procurei, respostas a perguntas que talvez não tenham resposta. Tudo se cala até a nossa alma - ou, então somos nós que não ouvimos. O tempo o dirá na escuridão dos pensamentos, na visão do espaço imaginado pelos trilhos da vida. Percorro com serenidade, pela estrada aberta e longínqua, buscando novas sensações, novas ideias do tempo perdido. Os homens que inventaram o tempo, inventaram por contraste a eternidade, mas a negação do tempo é tão vã, como ele próprio. Na busca de mais serenidade, de mais compaixão, de mais tranquilidade, fica uma espera sem fim, como o pensamento trilhado.


Lumenamena
Imagens da net

17.2.09

Lugar Infinito

Onde te Encontras?

Num lugar infinito, propício a todas as sensações tácteis e não tácteis, silêncio da noite, sentindo vibrações do longínquo espaço, envolvente de peças de uma inteligência fértil.


Corrente de luz
Lumenamena

13.2.09

Relações Humanas

As relações humanas por vezes são complexas, geram sentimentos de vários graus de profundidade. São sentimentos para os quais os humanos inventaram "vocábulos", esses "vocábulos", são utilizados para descreverem as sensações no interior do nosso cérebro. São sentimentos, chamamentos e, podemos reencaminhá-los e transformá-los em acontecimentos. Dentro desse estado de espírito, podemos sentir as ondas a circular em canais de energia, dando-nos poder de observar e captar tudo o que se passa à volta. A complexidade do relacionamento não é entendida por todos da mesma forma, gerando por isso graus de desigualdade no entendimento.
Lumenamena

12.2.09

Essência de Cada Ser

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre Amor e Amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
A Amizade mais segura,
O Amor nos dá asas,
A Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
Na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se numa grande e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

William Shakespeare

Universo



O Universo é feito de coisa nenhuma, intervalos, distâncias, buracos, porosidade etérea. Espaço vazio. O resto é matéria.
Lumenamena

Lumena

Com origem na língua grega, significa "luz do mundo". A história relata o nascimento de uma criança. Desde pequena, Lumena foi dotada de extraordinária beleza, inteligência, persistência e determinação. Ainda em tenra idade foi símbolo de coragem e ousadia, ao enfrentar o poderoso e tirano imperador Dioclesiano.

Os nomes caracterizam a personalidade de cada ser humano, cabe a cada um de nós, limar todas as arestas, para o caminho da vida.
Lumenamena